segunda-feira, 10 de maio de 2010

Os novos contornos da música pernambucana

Apesar de ser composta por uma grande variedade musical, a música pernambucana não é devidamente reconhecida. As razões que corroboram esse fato são as mais diversas, desde a falta de investimento das grandes gravadoras nos novos talentos à falta de espaço na mídia nacional, abrangendo desde o hardcore ao maracatu de baque solto, rock, pop, frevo, caboclinho, urso, samba, baião, xote, entre outros.

Porém nem sempre foi assim. A partir dos anos 90, o manguebeat de Chico Science, Fred 04, Otto, Eddie, Devotos e Mestre Ambrósio atraiu os atenções da mídia para Pernambuco, onde a musica local ganhou uma nova visão por parte do público nacional.

Chico Science deu um salto com o surgimento do manguebeat, um ritmo criado por ele que traria uma grande revolução na música local. Ele e seus companheiros do Nação Zumbi “estouraram” com o seu batuque diferenciado, que era, na sua composição, uma mistura de maracatu, rock, hip hop e música eletrônica.

Entre os ícones que trouxeram uma nova revolução na música pernambucana, destaca-se Fred 04, vocalista e principal compositor do grupo pernambucano Mundo Livre S/A, um dos precursores do movimento musical manguebeat. Nos anos 80, descobre o punk rock e monta a banda “Trapaça”. Junto com amigos criaria a base do manguebeat, importante movimento musical brasileiro.

Já entre as bandas que também revolucionaram a história da música recente de Pernambuco, está o Mestre Ambrósio, uma banda recifense surgida no movimento manguebeat (na mesma vertente de Chico Science & Nação Zumbi, Mundo Livre S/A e DJ Dolores). A banda tem base na música nordestina, como o Forró, Maracatu, Ciranda e outras. Suas letras são inspiradas na tradição popular e ainda tem um pouco de rock, jazz e música Árabe.

Foi através dessas bandas e desses ritmos musicais modernizados que a música pernambucana ganhou novos contornos. Essa geração musical estabeleceu uma nova era que se disseminou no contexto fonográfico pernambucano até os dias atuais, servindo de base musical para as bandas hodiernas.

A seguir, o vídeo da campanha "Viva o meu Pernambuco" da Globo Nordeste


14 desafinações:

ELIANE disse...

O 2 comentário também é muito importante.

ELIANE disse...

Este é o meu 4 comentário. Quando será que vou comentar sobre o blog, aos invés de comentar sobre a arte de comentar? Eu gosto muito de comentar. Quem sabe no 5 comentário eu comente mais um pouco! Será que eu vou estar no TOP 10 comentários?

ELIANE disse...

Resolvi. Vou fazer agora um comentário sobre este blog. Na verdade, vou comentar sobre: quando você comenta, ao invés de aparecer a palavra comentário aparece desafinação! É muito chic! E dado meu histórico de gasgitação... Amei! Pronto este foi meu 5 comentário ou desafinação. Rumo ao TOP 10!

ELIANE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ELIANE disse...

Muito boa a ideia de colocar uma foto dos 7 super desafinados. Mas de extremo mal gosto riscar duas pessoas da foto... para quem mandou confecionar com o famoso Marco... um papel de parede especial para o twitter... mostra um certo descaso com este Blog tão importante para o cenário musical pernambucano e mundial. A foto lembra muito um filme de terror, no qual as pessoas que estavam marcadas para morrer apareciam com seus rostos deformados... Muito Macabro, graças a Deus eu não fui a essa festa. Festa de Nick = camisa furada. Festa de Gabi = cabeça cortada. Que horror! Dica: é de bom tom tirar uma nova foto com os 7 incrivelmente desafinados. Anônima

ELIANE disse...

Agora sim vamos ao 7 comentário. Gostei muito do comentário feito pela pessoa anônima. Claramente, essa é uma pessoa sensível, preocupada com as pessoas e os seus sentimentos. Não é uma pessoa interessada em alcançar o TOP 10 comentários.

ELIANE disse...

Hora do 8 comentário... este é uma pergunta... Qual será o prêmio para quem alcançar o TOP 10 comentários?

ELIANE disse...

Se estamos aqui, na madrugada... vamos logo a 9 desafinação... Quando será que vocês vão adicionar conteúdo novo neste Blog? Já está ficando saturado de comentários... Vale ressaltar... de bons comentários.

ELIANE disse...

Hora do TOP 10!!! Este comentário tem o mesmo significado que o gol 1000 teve pro Pelé. Pense na emoção! Esta desafinação é pra celebrar este espaço, pois permite que pessoas ocupadas percam tempo criando comentários "úteis".
P.S. Tássia Fernanda em nenhum momento eu estive sobre a influência do chiclete.

Anônimo disse...

Será que o chiclete não influenciou mesmo???
Você é muito engraçada viu... Dona Eliane.

E se prepare hoje ou amanhã entrará uma postagem
nova... na verdade é um depoimento.

Anônimo disse...

Eita!!!!!!! Este tempo todinho eu podia ter postado de anônimo??? Veja que a pessoa não tem costume em postar nestas coisas da modernidade chamada... BLOG. Depoimento de quem??? Espero que renda muitos comentários...
P.S. Mudei de vida, larguei o chiclete, vou passar pra cola. :D

Anônimo disse...

Eliane, como está o seu blog mesmo?

ELIANE disse...

Meu blog está excelente!!!!!!!! obrigada por perguntar. A coisa ruim do anônimo é isso não sei quem está fazendo a pergunta... dependendo da pessoa... sei a intenção dessa pergunta... Como não quero irritar ninguém me despeço dos meus comentários aqui, já que o top 10 é meu! Se algum anônimo comentar... será qualquer pessoa menos eu. Adeus mundo eletrônico cruel! Aqui eu não piso/digito mais. Sabe uma coisa engraçada... é capaz de ter mais comentários meus do que propriamente texto do blog... muito interessante... Ei, pelo visto não vou ganhar meu prêmio de top 10, né? Ah... Vocês podiam consetar a hora das postagens... Agora, são 11 horas da manhã. Boa sorte para os desafinados!

Anônimo disse...

Eu sabia que ela faria esse drama!

Postar um comentário