segunda-feira, 17 de maio de 2010

Frevo, um legado centenário




Frevo, um estilo pernambucano de carnaval, é uma das marcas da música pernambucana. É tipo de marchinha bastante acelerada efervescente (e daí vem a origem da palavra frevo: agitação, confusão, rebuliço, Isto é apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas, como o Carnaval).


Este ritmo foi certamente uma criação de compositores de música ligeira feita para o carnaval. O compasso binário ou quaternário caracteriza o frevo, e isso irá depender da composição, de ritmo frequentemente sincopado, obrigando a movimentos que chegam a paroxismos frenéticos e lembram, por vezes, o delírio. É uma das músicas mais vivas e mais brejeiras do folclore brasileiro.


Surgido no Recife no final do Século XIX, o frevo é uma das criações mais originais dos mestiços da baixa classe média urbana brasileira, na sua maioria instrumentistas de bandas militares – tocadores de marchas e de dobrados, ou componentes de grupos especialistas em música de dança do fim do século XIX – tocadores de polcas, tangos, quadrilhas e maxixes.


Entre os principais tipos de frevo, estão 1) o frevo-de-rua, feito exclusivamente para ser dançado, já que há uma ausência completa de letra; 2) o frevo-de-bloco, executado por Orquestras de Pau e Corda e cujas letras e melodias são, muitas vezes interpretadas, por corais femininos; e 3) o frevo-canção, que é uma forma mais lenta de frevo, e tem vários aspectos semelhantes à marchinha carioca.


Um vespertino do Recife que mantinha uma detalhada seção carnavalesca da época, assinada pelo jornalista "Oswaldo Oliveira", na edição de 12 de fevereiro de 1907, fez a primeira referência ao ritmo, na reportagem sobre o ensaio do clube Empalhadores do Feitosa, do bairro do Hipódromo, que apresentava, entre outras músicas, uma denominada “o frevo”.


Em reconhecimento à importância do ritmo e a sua data de origem, em 9 de Fevereiro de 2007, a Prefeitura da Cidade do Recife comemorou os 100 anos do Frevo durante o carnaval de 2007.



Tharsis Kedsonni e Mariana Franca

__________________________________________


O vídeo abaixo mostra o programete "Acertando o Passo", exibido pela Rede Globo Nordeste, de Pernambuco, em fevereiro de 2007, durante os intervalos comerciais, em razão dos 100 anos do Frevo, tradicional ritmo do carnaval pernambucano.





0 desafinações:

Postar um comentário