quarta-feira, 2 de junho de 2010

A MPB de Pernambuco


Pode-se dizer que a Música Popular Brasileira sempre existiu desde período colonial, a partir da misturas de vários estilos. Mas muitos estudiosos da MPB consideram que 1550 foi o ano de nascimento da música popular no Brasil, pois com a chegada dos portugueses às terras brasileiras e com a vinda de escravos africanos e outros povos houve uma mistura muito forte de culturas diferentes.


O que a maioria sabe é que a “verdadeira” MPB surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da Bossa Nova, que consequentemente teve origem de vários estilos, como o chorinho, raízes do samba, as famosas marchinhas de carnaval entre outros.


Mas, na primeira metade da década de 1960, a Bossa Nova passou por transformações, e, a partir de uma nova geração de compositores, o movimento chegou ao fim na segunda metade daquela década.


Na prática, a sigla MPB anunciou uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes: a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes, os primeiros defendendo a sofisticação musical, e os segundos, a fidelidade à música de raiz brasileira. No final, todos desejavam a mesma coisa, uma música genuinamente nacional.


Uma canção que marca o fim da Bossa Nova e o início da MPB, sendo uma mistura de todos os gêneros musicais até então existentes no Brasil, é “Arrastão”, de Vinícius de Moraes, um dos maiores compositores da Música Popular Brasileira.


Em Pernambuco, surgiu o frevo – originário das marchinhas de carnaval-, o baião e o xaxado, todos esses ritmos foram incorporados pelo maior representante da música popular do Nordeste, Luiz Gonzaga.


O Rei do Baião levou para as outras regiões o estilo MPB de Pernambuco, assim se misturando com outras vertentes de músicas populares, mas nunca perdendo sua raiz. Atualmente, temos um leque de artistas muitos diversificados que deram uma nova cara para a MPB Pernambucana, como Lenine, Alceu Valença, entre outros.


Por Alexandra Gappo


________________________

Este vídeo é o clipe de Lenine cantando a música "É O Que Me Interessa", ao vivo, no programa Radiola na TV Cultura.



0 desafinações:

Postar um comentário